close

Formulário de Contato

Se tens dúvidas ou precisas de esclarecimentos em relação aos nossos serviços, entra em contato conosco pelo formulário ou através de telefone.

Boletim Informativo

Categoria: Roedores

Sarna em Porquinhos-da-Índia

Em porquinhos-da-Índia os parasitas externos mais frequentes são os ácaros, principalmente, os responsáveis pelo aparecimento de sarna, como o Trixacarus caviae. Os sinais de sarna são variados mas os mais comuns caracterizam-se pelo aparecimento de lesões na região dos ombros, dorso e flancos e por prurido intenso. Por vezes, o prurido leva à automutilação do animal com a formação de feridas graves.

Além disso, podem ocorrer infeções bacterianas secundárias com a ocorrência de crostas, escamas e alopécia (redução parcial ou total do pêlo). Os porquinhos podem ficar mais apáticos e letárgicos podendo nos piores casos deixar de comer. De forma mais rara, alguns animais apresentam alterações de comportamento como crises semelhantes às de epilepsia ou o movimento de girarem sobre si mesmos. Em algumas fêmeas já ocorreram abortos espontâneos e reabsorção fetal. A sarna muitas vezes ocorre em momentos de maior susceptibilidade do sistema imunitário do animal mas também pode ocorrer por fracas condições de higiene. É importante reconhecer os sinais desta doença e recorrer a um médico veterinário especializado o quanto antes de maneira a se poder efectuar o devido tratamento.



Criado por Rafael Cardoso em 2014-07-25 12:37:32
Ultima atualizacao em 2014-07-31


<< Regressar a página anterior