close

Formulário de Contato

Se tens dúvidas ou precisas de esclarecimentos em relação aos nossos serviços, entra em contato conosco pelo formulário ou através de telefone.

Boletim Informativo

Eu dei minha beleza e minha juventude aos homens. Agora dou minha sabedoria e minha experiência aos animais. (Brigitte Bardot)


Categoria: Geral

O valor da prevenção

A medicina de prevenção é a chave para uma boa saúde, mas também sinónimo de poupança. É essencial uma 1ª consulta pós-compra, para se obterem todas as informações necessárias sobre o alojamento, alimentação e outras necessidades do seu novo animal de estimação, assim como esclarecer todas as suas dúvidas e curiosidades. Este passo é extremamente importante, principalmente nos animais exóticos, porque cerca de 80% dos animais doentes deve-se a um mau maneio.

Ler mais...

Categoria: Aves

Circovírus em Psitacídeos

O circovírus é o vírus responsável pela Doença das Penas e do Bico em Psitacídeos. As espécies mais afectadas por esta doença são as catatuas (Cacatua spp.) e os papagaios cinzentos (Psittacus erithacus), no entanto, qualquer espécie de psitacídeo pode contrair o vírus.

Ler mais...

Categoria: Repteis

Otite em Répteis

A deteção de uma otite em algumas espécies de répteis é por vezes complicada, pois estes animais não possuem ouvido externo (excepto os geckos e os crocodilos) e, como tal, não é perceptível a existência de um aparelho auditivo nestes animais.

Ler mais...

Categoria: Repteis

Disecdise em répteis

Designa-se disecdiase ao processo de muda de pele que não ocorre corretamente. A pele é um dos orgãos mais versáteis possuindo, entre outras, as funções de suporte e proteção de estruturas internas, de barreira contra infeções e adquire um papel importante na regulação da temperatura e da respiração.

Ler mais...

Categoria: Roedores

Vacinação dos Furões

Os furões devem ser vacinados contra a Raiva e contra a Esgana. Portugal é, atualmente, considerado um pais livre de Raiva, no entanto, temos um controlo muito apertado da doença. A vacinação é obrigatória para todos os furões e para outros carnívoros, como os cães. Não existe nenhuma vacina especialmente desenhada para os furões sendo, normalmente, utilizadas as que se destinam aos cães e gatos, com bastante sucesso. O protocolo vacinal é uma primo-vacinação aos 3 meses, realizando-se uma revacinação anual. Contudo, por estas vacinas não serem licenciadas para o uso em furões, podem ocorrer reações alérgicas.

Ler mais...

Categoria: Roedores

Vacinação de coelhos

Os coelhos (Oryctolagus cuniculus) devem ser vacinados contra 2 doenças víricas: a Mixomatose e a Doença Vírica Hemorrágica. A Mixomatose é uma doença vírica, altamente contagiosa, provocada por um poxvírus muito comum em coelhos selvagens. É transmissível por contacto direto ou por vetores, como pulgas, mosquitos e ácaros. Os animais com acesso ao ar livre são os mais suscetíveis, mas qualquer um pode ser infetado.

Ler mais...

Categoria: Roedores

Sarna em Porquinhos-da-Índia

Em porquinhos-da-Índia os parasitas externos mais frequentes são os ácaros, principalmente, os responsáveis pelo aparecimento de sarna, como o Trixacarus caviae. Os sinais de sarna são variados mas os mais comuns caracterizam-se pelo aparecimento de lesões na região dos ombros, dorso e flancos e por prurido intenso. Por vezes, o prurido leva à automutilação do animal com a formação de feridas graves.

Ler mais...